Artigo

Como obrigar seus amigos a elogiá-lo pode ajudá-lo no trabalho*

Shana Lebowitz - Strategy Reporter, Business Insider

Quando em uma entrevista de emprego o entrevistador diz "fale-me sobre você", isso na verdade é mais difícil do que parece.

Então fiquei intrigado com a ideia de que existe uma maneira fácil de preparar essa reflexão, de maneira genuína, para responder à questão.

E essa técnica é chamada de "teste dos amigos" pelo Simon Sinek, especialista em liderança e autor de livros da categoria dos “mais vendidos” que inclui, mais recentemente, "Leaders Eat Last" - em português, “Líderes se servem por último”. Sinek fez uma carreira em grande parte ajudando as pessoas e as empresas a encontrar o seu propósito, ou a finalidade deles.

Quando ele visitou o escritório do Business Insider em julho para uma entrevista via Facebook Live, Sinek explicou como o "teste dos amigos" pode ajudá-lo a encontrar seu propósito - e como você pode usar esse conhecimento para se posicionar no início de uma entrevista de emprego.

Veja como funciona:

Passo 1: escolha um amigo que você ama e que o ama. Você não pode escolher um membro da família ou um cônjuge.

Passo 2: pergunte a essa pessoa: "Por que somos amigos?"

Sinek disse que essa pessoa provavelmente vai se sentir estranha no início, porque você está pedindo que eles coloquem sentimentos complexos em palavras. Então tente mudar a pergunta para: "Pelo o que você faria por mim, não importa o que seja, e por que?"

Então, seu amigo provavelmente começará a descrever as qualidades de qualquer amigo: "Você é engraçado" ou "Você é leal". Então você terá que forçá-lo para descrevê-lo especificamente.

"Eventualmente," Sinek disse, "eles vão desistir e deixarão de descrevê-lo e eles começarão a descrever-se" - como você os faz sentir e o valor que você adiciona às suas vidas.

Por exemplo, Sinek disse que seu amigo lhe disse: "Posso me sentar em uma sala com você e sentir-me inspirado, mesmo que não tenha conversado com você".

Idealmente, você fará esse exercício com vários amigos, para que você possa sintetizar suas respostas em uma resposta convincente.

Quanto a Sinek, ele contou ao entrevistador como se descreveria, a partir do que seus amigos lhe disseram:

"Eu acordo todas as manhãs para inspirar as pessoas a fazer o que as inspira. Imagino um mundo no qual a grande maioria das pessoas se sentem inspiradas para ir trabalhar, se sentem seguras quando estão no trabalho e voltam para a casa com o sentimento de “dever cumprido” no fim do dia. E eu acho que sua empresa também se dedica a essa causa, e é por isso que quero trabalhar para você. Conheci pessoas aqui e todos me pareceram estar nesse caminho, e é por isso que me sinto grato por estar nessa entrevista: Eu quero fazer parte do que quer que você esteja fazendo porque acho que vai me ajudar a cumprir meu próprio propósito e minha própria causa ".

*Tradução Livre. Original em: https://www.weforum.org/agenda/2017/07/why-this-friends-test-will-change-the-way-you-act-in-a-job-interview?utmcontent=buffer851cd&utmmedium=social&utmsource=facebook.com&utmcampaign=buffer

Próximos passos

Experimente nossas principais ferramentas

Outras ferramentas

Ferramentas nunca são demais, explore e aproveite

Fique por dentro

Deixe seu email e receba dicas e fique por dentro dos nossos eventos.