Artigo

Das escolhas

"A cada instante, temos a liberdade de escolher, e toda escolha determina o sentido de nossa vida". Olivia Hoblitzelles

Eu costumo falar que empreender não se restringe a buscar um modelo de negócios alternativo, diferente, nem ser "dono do próprio negócio": empreender é um estilo de vida.

Há quase 10 meses tomei essa decisão, porque minha vida não fazia mais sentido, embora adorasse minhas atividades no dia a dia e a empresa para a qual trabalhava.

Eu sentia falta de equilíbrio, de fazer exercícios físicos, de ter liberdade para ir a BH às quintas-feiras e voltar às terças-feiras, ao invés de ir sexta à noite e voltar domingo à noite: sentia falta de ser dona do meu tempo e da minha agenda, mais do que de qualquer outra coisa.

  • Essa escolha é difícil, exige habilidades novas. Exige uma nova priorização de tudo. Exige reavaliar relações. Exige assumir exposição e fragilidade.

Exige, diariamente, escolhas. Tudo passa a ter prós e contras. Todo sim tem um não. Se você gasta além num almoço apostando num cliente, talvez isso pode comprometer seu fim de semana. Se você escolhe ir para a academia ao meio dia, sua qualidade de sono pode ficar comprometida. - à noite.

  • Mas independentemente da escolha, o ganho é sempre de consciência.

Na última "sexta-feira da Paixão" escolhi trabalhar. Foi um troca genuína, honesta, de igual para igual - na semana anterior fiquei off, aproveitando momentos em família, para o casamento do meu irmão do meio. Decidi voltar segunda-feira à tarde. Aos olhos da tradição, eu tinha "perdido" três dias de trabalho, mas ganhei profundidade de relações, paz, presença de corpo, alma, espírito e coração: nenhum email me faria abdicar daquilo - só porque eu escolhi.

  • E você? Escolhe ou é escolhido?

Se me permite, escolha 1 coisa que você queira mudar na sua vida. Só uma. Comece a se organizar para que ela seja viável e você vai, ao longo do tempo, perceber que uma decisão muda tudo. Porque a escolha é sua e você vai "fazer de tudo" para continuar escolhendo essa coisa aí, todos os dias.

  • Aqui você pode encontrar outras reflexões que te ajudem a seguir escolhendo. Só depende de você!

Babi.

Próximos passos

Experimente nossas principais ferramentas

Outras ferramentas

Ferramentas nunca são demais, explore e aproveite

Fique por dentro

Deixe seu email e receba dicas e fique por dentro dos nossos eventos.